Correio Popular Notícia




Vitorino solicita melhorias para educação nos municípios

Data da notícia: 31/08/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130831-141.jpg[/IMG] (Da Redação) Uma medida da AROM (Associação Rondoniense de Municípios) poderá garantir melhorias na prestação do serviço de educação pelas prefeituras. A demanda reside no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e visa a conclusão de creches e outros investimentos ligados ao acesso da educação por meio do transporte dos alunos e ambiente escolar adequado. Nesta semana, o presidente da entidade e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, deu andamento à questão no MEC (Ministério da Educação), em Brasília.
Acompanhado da prefeita de Presidente Médici, Lourdes Dantas, e do secretário de educação de Jaru, leomar Lopes, Vitorino foi recebido pelo secretário adjunto do FNDE, Francisco das Chagas. Na audiência, os municipalistas solicitaram que sejam aditivados os processos dos convênios das obras das creches que se encontram em fase de término. A AROM informou ao MEC que a maioria dos municípios de Rondônia enfrenta a situação e não dispõe de recursos para concluir as obras. "Em Mirante da Serra, Governador Jorge Teixeira e Presidente Médici, a questão é a mesma e precisamos de uma solução urgente", disse o presidente.
Ainda sobre os problemas com a insuficiência de recursos para o setor educacional, os prefeitos verificaram as disponibilidades existentes no MEC para aumentar os investimentos e ampliar o acesso dos alunos. Neste sentido, o líder dos prefeitos solicitou informações sobre o programa "Caminho da Escola", que objetiva a aquisição de ônibus e barcos escolares, para o transporte fluvial de alunos moradores das regiões ribeirinhas de Rondônia. "Nosso estado possui uma diversidade muito grande e características distintas de outras regiões brasileiras, por isso, estamos pleiteando recursos que atendam essa nossa peculiaridade", explicou Vitorino.
EXPOSIÇÃO TÉCNICA - Segundo o presidente da AROM, o adjunto do FNDE sinalizou que o pleito poderá ser atendido. Isso porque, de pronto, ele sugeriu à associação dos municípios que lhes faça uma exposição técnica e bem substanciada do assunto. "Diante da apresentação do recomendado, o fundo irá realizar as análises necessárias sobre a possibilidade de aditivar os convênios", garantiu responsável. Ao término da reunião, Vitorino Cherque acionou o departamento de engenharia e projetos da instituição, para que inicie a elaboração do documento baseada nas necessidades dos municípios. Com informações de Willian Luiz (AI-AROM).

Fonte:






Noticia vista 1568 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.